sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Jornal Correio Histórico e Cientifico nasceu como um projeto interdisciplinar das disciplinas de História e Ciências. O projeto conta com a coordenação das professoras Eliane Rezende de História e Eliana Gouvea de Ciências. Quinzenalmente os alunos produzem artigos sobre os assuntos estudados e trabalhos realizados nas duas disciplinas em sala de aula.O jornal está em sua terceira edição.

                                 O Jornal Correio Histórico e Cientifico nasceu como um projeto interdisciplinar das disciplinas de História e Ciências. O projeto conta com a coordenação das professoras Eliane Rezende de História e Eliana Gouvea de Ciências. Quinzenalmente os alunos produzem artigos sobre os assuntos estudados e trabalhos realizados nas duas disciplinas em sala de aula.O jornal está em sua terceira edição.


CORREIO HISTÓRICO E CIENTÍFICO





Jornal dos alunos das 6ª a 8ª séries da E.E. Dona Genoveva Junqueira – Lins – SP – Junho – 2013 – nº 3
                                                      

                                                         

   Ele transitava livremente pelos estados Nordestinos, pois tinha sempre a ajuda de fazendeiros, informantes e pequenos proprietários dispostos a lhe ceder refúgio. Em 1929, numa dessas passagens rápidas por fazendas ele Virgulo Ferreira da Silva se apaixonou por Maria, filha dos fazendeiros que na época tinha apenas 18 anos. A aproximação de Lampião até sua amada foi mascarada por uma encomenda de quinze lenços de seda bordados com as inicias “CV” (Capitão Virgulino) que Lampião havia feito prometendo voltar um mês depois para busca-los, feito isso ele voltou e enfim se aproximou de vez de Maria, foi então que eles resolveram fugir. Maria logo recebeu o nome de MARIA BONITA, sendo ela a primeira mulher a participar oficialmente de um grupo de cangaceiros, o grupo de Lampião era o único grupo que autorizavam a participação de mulheres no bando. Juntos Maria Bonita e Lampião tiveram uma filha chamada Expedita Ferreira que nasceu no dia 13 de setembro de 1932 e como crianças eram proibidas foi logo deixada com um casal de Vaqueiros Aurora e Severo Mamede donos da fazenda onde a criança nasceu. Em 28 de julho de 1938, chegou ao fim à era “Lampião”, em uma emboscada orquestrada por policias a mando do governo invadiram a fazenda onde estava afugentado o bando de Lampião durante 20 minutos só se ouvia tiros de todos os lados e por fim quando acabou, eles tiveram a noticia de que apenas 20 cangaceiros haviam morrido mais entre eles estavam Lampião e Maria Bonita, então eles tiveram as cabeças cortadas e deixadas em exposição para que todos tivessem a certeza de que não era apenas mais uma noticia fajuta.
Cyntia Danielly M. Aniceto 8ªA


                                                 

O cangaço no Brasil
O cangaceiro mais conhecido de toda a história do cangaço foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião ou também conhecido como “Rei do cangaço”, seu bando atuou entre 1922 à 1938. Lampião era um dos mais temidos e respeitados cangaceiros do nordeste, normalmente cada bando possuía aproximadamente dez homens, mas o de Lampião chegou a ter cerca de cem homens, eles saqueavam fazendas e vilas, cometiam assassinatos e eram perseguidos pela policia.
                                                             
                                                                                                             
                                  

                                                                                                                                                                                                        



Nazismo
O nazismo surgiu na Alemanha após a primeira guerra mundial. Após a Primeira Grande Guerra, a Alemanha passou por uma crise, levando milhares de alemães ao desemprego e ao desespero. Tudo isso contribuiu para fortalecer ainda mais os movimentos radicais, sobretudo o nazismo. Conhecido na Alemanha como nacional-socialismo, o nazismo foi adotado na Alemanha de 1933 a 1945 e tinha Adolf Hitler como líder. Os nazistas prometiam restaurar o orgulho alemão e acreditavam que eles pertenciam a uma raça ariana (superior).
Os nazistas oprimiam e eliminavam judeus, ciganos, eslavos e homossexuais, para eles não afetarem o estado ariano o qual, segundo Hitler eles não pertenciam. Os nazistas levavam os Judeus para campos de concentração onde os mantinham presos e também os eliminavam. O nazismo foi um dos principais motivos para estourar a segunda grande guerra, com o qual os alemães perderam. O motivo pelo qual Hitler cometeu suicídio. Muitas pessoas preferem pensar que Adolf Hitler era louco, e que um ser humano não teria coragem de fazer tamanhas atrocidades com outros humanos inocentes, por motivos tão banais. Eu também prefiro pensar assim.                                                                     
Ana Carolina Medina 8°A


 




Projeto da SEE, lugares de aprender: Usina Hidrelétrica de Promissão
                                                                                                                           





No dia 17/05/2013, alguns alunos da 8° serie C, foram a um passeio, na Usina Hidrelétrica de Promissão. Fomos acompanhados pelas professoras Eliane Rezende e Eliana, das disciplinas de História e Ciências. O passeio foi muito divertido, e bem proveitoso, aprendemos muito. Tivemos o acompanhamento de uma monitora que nos explicou os procedimentos de cada área visitada. Começamos vendo um vídeo sobre a Usina de como deveríamos agir para nossa maior segurança. Ganhamos um boné bem legal, com o emblema da Usina. Vimos as sementes que ficam expostas , e a câmara fria , depois as estufas com mudas de plantas. Voltamos para o ônibus e fomos para a área de reprodução de peixes, vimos vários tipos de espécies, alguns bem coloridos, e outros pequenos demais. Já seguimos para a barragem que foi o momento mais esperado do passeio. Ficamos encantados com os equipamentos e a tecnologia, as estruturas da barragem são imensas; fomos a uma sala com varias fotos de como ela era de como esta, realmente mudou muito, tudo foi muito bem explicado, as turbinas, como passam as embarcações entre outras coisas. Esse foi o último lugar que visitamos. Na hora da vinda, as professoras tinham preparado um maravilhoso lanche para nós, inclusive estava muito bom. Gostamos muito de termos ido, agradecemos as professoras que se disponibilizaram a nos levar, e a direção que permitiu que esse passeio acontecesse. Obrigada!
Thalita Ribeiro Medeiros 8ªC

 


Paródia de utilidade pública: “A vida saudável e a prevenção das doenças cardiovasculares"
Música: Amor de Chocolate.  Cantor : Naldo.

Um Lanche de Alface e Tomate

Cigarro e gordura pra mim não da mais
Gosto quando estou saudável
E cada vez eu quero mais
Cada vez eu quero mais

Churrasco e fritura pra mim não da mais
Gosto quando estou saudável
E cada vez eu quero mais
Cada vez eu quero mais

1,2,3,4

Pra ficar maneiro eu vou fazer um regi maço
Sem churrasco, sem fritura, sem cigarro, sem gordura
Churrasco, fritura, cigarro, gordura.
Sem churrasco, sem fritura, sem cigarro, sem gordura
Churrasco, fritura, cigarro, gordura
Eu não to de brincadeira, quando eu quero eu pego firme pra valer.

Um regime esforçado é o que eu vou fazer
Eu te ligo e chega a noite vou com tudo e vai que vai
De alface e tomate é o lanche que a gente faz
To saudável, to magrinho, to fazendo academia pra valer.

Só o cheiro de uma pizza já me faz enlouquecer
Já me faz enlouquecer.

1,2,3,4

Pra ficar maneiro eu já fiz meu regi maço...

Camila Silva - Fernanda Gabriela
Mariane Cristina - Maryane Generozo - 7ªA

Parabéns a todos os alunos que participaram da XVI Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e  em especial aos dez que obtiveram os melhores desempenhos:

6ª série A
Luiz Otávio - Maria Beatriz de Almeida - Lucas Alexandre  - Maria Eduarda Florentino
Michel Shoiti - Nalbert Henrique

8ª séries
Ana Carolina Alcântara - Paula dos Santos - Thalita Ribeiro Medeiros - Nathaly Beatriz


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário